Urano lançou no espaço uma 'bolha' 22 mil vezes maior que a Terra

Urano lançou no espaço uma 'bolha' 22 mil vezes maior que a Terra

Essa é a notícia surpreendente sobre Urano: o planeta lançou no espaço uma bolha gigante de gás e plasma, que tinha cerca de 400 mil quilômetros de diâmetro e 204 mil quilômetros de comprimento. Essa bolha era tão grande que levou consigo parte da atmosfera do planeta, causando uma perda de massa.

Mas antes de falar mais sobre essa notícia, vamos explicar o que é Urano e o que é uma bolha de plasma. Urano é o sétimo planeta do Sistema Solar, um gigante gasoso formado principalmente por hidrogênio e hélio. Urano tem um campo magnético muito forte e inclinado, que protege o planeta da radiação solar e do vento solar, o fluxo de partículas carregadas que saem do Sol.

Uma bolha de plasma é uma região do espaço onde o gás está ionizado, ou seja, tem elétrons livres e íons. Essas bolhas podem ser criadas por processos naturais ou artificiais, e podem interagir com campos magnéticos e ondas eletromagnéticas. As bolhas de plasma são comuns no espaço, e podem ser encontradas em torno de planetas, estrelas e galáxias.

A descoberta da bolha de plasma lançada por Urano foi feita por pesquisadores da Nasa, a agência espacial americana, usando dados capturados pela sonda Voyager 2 em 1986, quando ela passou perto do planeta. Os pesquisadores analisaram os dados do magnetômetro da sonda, que mediu a força e a direção dos campos magnéticos próximos a Urano.

Eles encontraram um pequeno ziguezague no gráfico, que indicava uma mudança brusca no campo magnético. Eles concluíram que essa mudança era causada por uma bolha de plasma que se desprendeu da magnetosfera de Urano, a região do espaço dominada pelo campo magnético do planeta.

Essa bolha de plasma era na verdade um plasmoide, um tipo especial de bolha de plasma que tem um formato alongado e torcido, como um rabo de cachorro. Os plasmoides podem se formar quando o vento solar interage com a magnetosfera de um planeta, arrancando parte do seu material. Esse processo é chamado de erosão magnética, e pode causar uma perda significativa de atmosfera ao longo do tempo.

Os pesquisadores estimaram que a bolha de plasma lançada por Urano tinha cerca de 22 mil vezes o volume da Terra, e levou consigo cerca de 55% da massa atmosférica perdida pelo planeta naquele dia. Eles também sugeriram que esse fenômeno pode ser comum em Urano, já que o planeta tem uma rotação muito inclinada e um campo magnético muito oscilante.

A descoberta da bolha de plasma lançada por Urano é importante para entender melhor o ambiente magnético do planeta e sua evolução ao longo da história. Também pode ajudar a estudar outros planetas com características semelhantes, como Netuno e os exoplanetas.


Fontes:

https://olhardigital.com.br/2020/03/31/ciencia-e-espaco/urano-lancou-no-espaco-uma-bolha-22-mil-vezes-maior-que-a-terra/

https://www.bbc.com/portuguese/curiosidades-37415345

https://www.revistaplaneta.com.br/bolha-de-gas-saida-de-urano-levou-parte-de-sua-atmosfera/

Postar um comentário

0 Comentários