5 curiosidades incríveis sobre a Lua que você precisa saber!




5 curiosidades incríveis sobre a Lua que você precisa saber

A Lua é o nosso único satélite natural e uma das maravilhas do céu noturno. Ela tem um forte simbolismo na cultura popular e influencia diretamente as marés dos oceanos da Terra. Mas você sabia que a Lua também tem muitos fatos surpreendentes que talvez você não conheça? Neste post, vamos te contar 5 curiosidades incríveis sobre a Lua que vão te deixar de boca aberta. Confira!

1) A Lua está se afastando da Terra

Isso mesmo, a cada ano a Lua se distancia cerca de 3,78 centímetros do nosso planeta, por causa da força gravitacional que ela exerce sobre as marés oceânicas. Isso significa que daqui a alguns bilhões de anos, a Lua vai parecer menor no céu e os eclipses solares totais vão deixar de existir.

2) A Lua tem montanhas mais altas que o Monte Everest

A montanha mais alta da Lua é o Mons Huygens, com uma altura de cerca de 5.500 metros. Ela faz parte da cordilheira dos Montes Apenninus, que se formou pelo impacto de um grande asteroide há cerca de 4 bilhões de anos. Essa cordilheira é tão grande que pode ser vista da Terra a olho nu quando a Lua está cheia.

3) A Lua cheia pode ter vários nomes diferentes

Dependendo da época do ano em que ela aparece, a Lua cheia pode receber nomes diferentes nas culturas britânica e norte-americana. Por exemplo, a primeira Lua cheia do ano é chamada de Lua do Lobo, porque os lobos uivavam mais nessa época nas antigas tribos indígenas. Outros nomes são Lua da Neve, Lua da Colheita, Lua Azul e Lua de Sangue.

4) A Lua tem um lado oculto que nunca vemos da Terra

Apesar de todos os lados da Lua receberem a mesma quantidade de luz solar, apenas uma face da Lua é vista da Terra. Isso acontece porque a Lua gira em torno do seu próprio eixo no mesmo tempo que orbita a Terra, cerca de 27 dias. O lado oculto da Lua foi fotografado pela primeira vez em 1959 pela sonda soviética Luna 3 e revelou uma superfície muito diferente do lado visível, com menos mares escuros e mais crateras.

5) A Lua é o único lugar fora da Terra onde os humanos já pisaram

Entre 1969 e 1972, 12 astronautas norte-americanos participaram das missões Apollo e visitaram a superfície lunar. O primeiro homem a pisar na Lua foi Neil Armstrong, seguido por Buzz Aldrin, na missão Apollo 11. Os astronautas coletaram amostras de rochas e solo lunar, implantaram instrumentos científicos e deixaram objetos como bandeiras, placas e até uma bola de golfe.



E aí, gostou dessas curiosidades sobre a Lua? Se você quiser saber mais sobre esse fascinante satélite natural, é só nos acompanhar aqui no site que em breve teremos essas e outras curiosidades incríveis. Esperamos que você tenha se divertido e aprendido algo novo. Até a próxima!

Fontes:

15 fatos incríveis sobre a Lua que você talvez não saiba. UOL Tilt. Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/11/21/15-fatos-incriveis-sobre-a-lua-que-voce-talvez-nao-saiba.htm. Acesso em: 22 nov. 2021.

29 curiosidades sobre a lua que você não sabia. Ultracurioso. Disponível em: https://ultracurioso.com.br/curiosidades-sobre-lua/. Acesso em: 22 nov. 2021.

Lua: características, fases, origem, curiosidades e mais. Mundo Interessante. Disponível em: https://mundointeressante.com/lua/. Acesso em: 22 nov. 2021.

Lua: características, fases, origem, formação. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/lua.htm. Acesso em: 22 nov. 2021.

15 curiosidades incríveis sobre a Lua que você não conhecia. Segredos do Mundo. Disponível em: https://segredosdomundo.r7.com/curiosidades-sobre-a-lua/. Acesso em: 22 nov. 2021.

Lua. Wikipédia. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Lua. Acesso em: 22 nov. 2021.

Postar um comentário

0 Comentários